Cuidar de um animal de estimação é um grande compromisso. Cães e gatos se tornam membros da família, e muitos vivem pelo menos dez anos. Será que o presenteado quer mesmo essa responsabilidade?

Eles exigem atenção e carinho diários. Os planos de viagem e férias devem incluir provisões para seus cuidados.

Portanto, se você acha que um filhote de cachorro ou gatinho pode ser um presente de Natal perfeito para uma criança, pai ou amigo, pense novamente.

Os animais jovens precisam de muita atenção ao se adaptarem a um novo lar.

Filhotes e gatinhos devem ser alimentados várias vezes ao dia. O treinamento em casa deve começar imediatamente e leva tempo.

É tempo de férias e recesso. Você acha que  é realmente o melhor momento para assumir essa responsabilidade?

Quem vai acordar no meio da noite quando o filhote faz xixi? Quem vai limpar as bagunças inevitáveis? É realista esperar que uma criança assuma essas tarefas?

Filhotes e gatinhos precisam de tempo e atenção para se ajustarem ao novo ambiente. O caos associado às férias não é propício para acolher um animal de estimação na família.

Provavelmente, o animal será ignorado em meio a uma enxurrada de presentes e atividades familiares. E um filhote de cachorro ou gatinho brincalhão provavelmente terá problemas se não for atendido.

Outro problema são os alimentos abundam durante essa época podem parecer ótimos petiscos para um novo animal de estimação, mas petiscos gordurosos e doces podem facilmente deixar um filhote de cachorro ou gatinho doente.

E quem já criou um cão ou gato sabe como é curioso. Os filhotes, em particular, gostam de mastigar, e fios elétricos, enfeites, ornamentos de vidro e plantas venenosas que podem significar um desastre.

Daí você pode então pensar: “então vamos dar um animal adulto para evitar esses problemas”. Mesmo eles anseiam por atenção e parecem apreciar mais um lar amoroso do que filhotes e gatinhos.

Mas se você quiser muito insistir nessa ideia, aí vão 3 conselhos de ouro para diminuir as chances de dar tudo errado:

1 – Certifique-se de que o presenteado queira um animal de estimação.

No caso de uma criança, obtenha a aprovação dos pais. Se você é pai ou mãe, entenda que muitas das responsabilidades dos cuidados com animais de estimação podem recair sobre você  nos próximos anos.

No caso de um adulto mais velho, pergunte se um animal de estimação seria bem-vindo. Alguns idosos valorizam sua liberdade e podem não querer se deixar levar pela responsabilidade de cuidar de um animal de estimação.

2 – Onde conseguir um cachorro ou gato.

Visite um abrigo de animais e não apresse o processo. Faça várias visitas em algumas semanas. E leve o presenteado junto para escolher o animal de estimação.

Escolher um animal de estimação é mais complicado do que pode parecer. É uma decisão que impactará toda a família por anos.

Ao adotar um animal resgatado você estará salvando uma vida e ao mesmo tempo tantas outras,  não colaborando com a exploração comercial de animais domésticos.

Se ainda assim preferir um animal de raça, visite o criadouro e certifique-se como são as condições de segurança, higiene e qualidade de vida que eles proporcionam aos animais.

Além de uma boa saúde, esses fatores contribuem para o perfil psicológico do animal que você deseja comprar.

3 – Repense mais uma vez se essa é uma época favorável

Se for presentear sem antes ter a garantia de que o animal terá uma adoção responsável, cheia de cuidados e possíveis riscos, adie ou troque de presente.

Animal não é descartável, é uma vida. Evite novos abandonos.

Adaptado de This Week News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.