Os óleos essenciais podem aromatizar ambientes, mas são um pesadelo para animais de estimação.

O elixir da moda, frequentemente usado como uma forma de aromaterapia, está levando gatos e cães para salas de emergência, pois a substância pode causar falta de ar, erupções cutâneas e até insuficiência hepática, de acordo com os veterinários.

“Eu tenho visto muito mais casos recentemente”, diz a veterinária Carly Fox, que trabalha no Animal Medical Center do Upper East Side. “Veremos um a cada poucos meses.”

Recentemente, uma tutora angustiada trouxe à tona a questão em um tópico viral do Reddit sobre sua gatinha, Marie, que adoeceu depois de respirar o vapor de óleo essencial de um difusor em sua casa.

Há cerca de um mês, a tutora canadense, que desejava permanecer anônima, deixou sua casa por três horas apenas para voltar e encontrar sua gatinha “quase morta” e  “mole e quase sem respirar”, escreveu ela.

cat-reddit-essential-oils

“Foi tão assustador”, acrescentou. “Foi horrível! Eu me senti tão culpada”.

Depois que ela levou Marie ao consultório, os médicos tiveram que administrar um IV e conectá-la a um ventilador. O fígado de Marie também estava aparentemente em mau estado.

Ainda não está claro se Marie conseguiu sobreviver, mas sua dona sabe uma coisa com certeza: “Eu terminei permanentemente com eles (óleos essenciais) de maneira geral”, escreveu ela, acrescentando que acreditava que Marie poderia ter chegado perto ou até consumido resíduo ao redor do difusor. Ela tinha 18 tipos diferentes de óleos essenciais em sua casa.

A inalação dos óleos “pode causar danos significativos nos pulmões” dos animais de estimação, com o pior cenário possível: “eles param de respirar e entram em parada respiratória”, diz Fox. Outros problemas podem incluir queimaduras no trato respiratório, tosse, olhos lacrimejantes e coriza.

A ingestão e o contato com os óleos são igualmente perigosos para os animais de estimação. Queimaduras químicas e dermatites de contato podem resultar do toque, enquanto vômitos, diarréia, queda “como se estivessem bêbados” e até insuficiência hepática, que se aplica principalmente a gatos, pode resultar de ingestão, diz Fox.

“O fenol, um composto químico encontrado na maioria dos óleos essenciais, é muito venenoso para os gatos”, diz Fox.

Fonte: NY Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.