Na quarentena, em todo o Brasil, foram flagrados inúmeros episódios de abandono e maus tratos aos animais. Mas isso é crime!

Antes da pandemia, eles já contabilizavam cerca de 4 milhões de animais abandonados, segundo o Instituto Pet Brasil.

Mas a Presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal da OAB/GO explica em artigo porque essa prática é considerada crime:

“Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, surge a regra da não crueldade animal, positivando o Direito Animal no Brasil. A nossa constituição é a primeira e unica no mundo a trazer no seu bojo a regra da proibição da crueldade contra os animais, em seu art. 225 §1º, inciso VII. Podemos notar que a proibição das praticas que submetam os animais à crueldade se funda na dignidade animal, de índole individual, decorrente da senciência animal e consciência animal, ou seja, sua capacidade de sentir e experimentar sofrimento. Em 2012 um grupo de cientistas se reúnem em Cambridge e declaram sobre a consciência animal: ‘A ausência de um neocórtex não parece impedir que um organismo experimente estados afetivos. Evidências convergentes indicam que animais não humanos têm os substratos neuroanatômicos, neuroquímicos e neurofisiológicos de estados de consciência juntamente como a capacidade de exibir comportamentos intencionais. Consequentemente, o peso das evidências indica que os humanos não são os únicos a possuir os substratos neurológicos que geram a consciência. Animais não humanos, incluindo todos os mamíferos e as aves, e muitas outras criaturas, incluindo polvos, também possuem esses substratos neurológicos’. A partir desse importante marco para os animais, não podemos mais fingir que somos a geração que não sabia que os animais sofrem, sentem dor e tem consciência. Todos somos convidados a refletir e a lutar para que os animais tenham uma vida digna. Não podemos mais banalizar a vida, pois somos todos iguais perante a ela. A vida humana não pode mais possuir valor diferente sobre a de outros seres vivos.”

Nossa primeira LIVE com convidados! 😻

Para estrear nossas lives com convidados, Pauliane Rodrigues estará conosco, nesse domingo, dia 24, às 15h, em nosso instagram @felinodelia, para falar sobre esse assunto e vai ensinar a você a denunciar casos de abandono bem mais tratos aos animais de forma anônima.

Esperamos a todos por lá 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.