música para reduzir o stress em gatos

Música reduz stress em gatos

Novas pesquisas constatam que a  música “específica para reduzir os níveis de estresse em gatos” é a que traz o ritmo e o alcance vocal preferidos dos felinos.

A música beneficia a saúde humana de várias maneiras. Reduzir a dor, a ansiedade e diminuir os níveis de estresse são apenas algumas das maneiras pelas quais a música é boa para nós.

Estudos cerebrais mostraram até que a música pode ajudar no tratamento de convulsões cerebrais e ajudar na recuperação após um derrame. A música também pode ajudar a manter intacta a memória de uma pessoa.

Mas a música beneficia a saúde dos animais da mesma maneira que os humanos? Mais e mais investigações tem incidido sobre este fato nos últimos anos – particularmente sobre os efeitos de redução de stress de música em cães .

Agora, novas pesquisas – publicadas no Journal of Feline Medicine and Surgery – concentram-se nos efeitos da música para reduzir o estresse.

Mas o novo artigo não apenas indaga sobre qualquer tipo de música – em vez disso, com base em estudos anteriores, os autores do novo artigo avaliaram o efeito de sons musicais específicos de gatos nos níveis de estresse dos felinos.

Amanda Hampton, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual da Louisiana em Baton Rouge, é a primeira autora do artigo.

Criando música ‘específica para gatos’

Hampton e colegas desenvolveram trabalhos anteriores , que mostraram que os felinos são responsivos e permanecem responsivos ao som da música, mesmo quando estão sob anestesia geral, por exemplo.

Outra pesquisa examinou os tipos específicos de música aos quais os gatos respondem e descobriu que a música clássica tem mais probabilidade de induzir relaxamento do que a música pop ou o heavy metal.

Além disso, Hampton e equipe usaram estudos anteriores para determinar e fornecer a música “específica para gatos”, ou a música que os felinos tendem a preferir. ]

Segundo estudos referenciados pelos autores, os gatos preferem músicas feitas com vocalizações de gatos; eles também têm seus próprios ritmos preferidos, além de frequências vocais normais.

Os humanos tendem a preferir música com uma batida semelhante à freqüência cardíaca em repouso de uma pessoa e com frequências que se enquadram na faixa vocal humana.

Mas para o estudo atual, a música específica para gatos consistia em linhas ‘melódicas’ baseadas em vocalizações de gatos, como o ronronar. 

Além disso, as frequências eram semelhantes às faixas vocais dos felinos, duas oitavas mais altas que as dos humanos.

Música específica para gatos pode reduzir os níveis de estresse

No novo estudo, Hampton e colegas registraram 20 gatos domésticos e tocaram 20 minutos de música específica para gatos, música clássica ou nenhuma música, em visitas veterinárias aleatórias, com duas semanas de intervalo.

Para testar os níveis de estresse dos felinos, os pesquisadores usaram os escores de estresse dos gatos – que avaliavam a postura corporal dos gatos e seu comportamento -, bem como os escores de manuseio dos gatos, que se referiam a como os gatos reagiam ao manipulador.

Os cientistas também extraíram amostras de sangue dos felinos e avaliaram sua proporção de neutrófilos para linfócitos como um marcador fisiológico do estresse.

Os resultados mostraram que a música específica para gatos pode realmente diminuir os níveis de estresse, pois os cientistas encontraram associações com menores escores de estresse.

Como escrevem os autores, “ouvir música específica para gatos antes e durante o exame físico foi associado a menores [escores de estresse nos gatos] e menores [escores na escala de manipulação]”, em comparação com a música clássica ou sem música.

Hampton e colegas concluem:

“[C] música específica pode beneficiar gatos, diminuindo os níveis de estresse e aumentando a qualidade dos cuidados em ambientes clínicos veterinários”.

Fonte: Medical News Today

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: