Se você adotou sua gata de um abrigo, geralmente ela foi castrada e não ficará grávida. Mas e se você decidiu abrir seu coração e sua casa para uma gata de rua é muito provável que ela possa estar grávida.

Veja nesse texto todas as informações sobre cio e gravidez felina e a importância da castração para sua gata.

Com que idade um gato pode engravidar?

É difícil imaginar, mas uma gatinha fofa pode engravidar aos quatro meses de idade. Mas só porque a gravidez pode acontecer em uma idade tão precoce não significa que é saudável.

“A criação em tenra idade é estressante para o corpo do gato e pode até ser fatal. Uma idade segura para procriar ou mesmo esterilizar gatos geralmente é considerada por volta dos seis meses de idade”, diz Natalie Marks, veterinária de Chicago e porta-voz da Royal Canin .

No entanto, gatinhos em abrigos são castrados mais cedo. Isso porque a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA) recomenda que os gatinhos nos abrigos sejam castrados em oito semanas para controlar animais de rua.

Em que época do ano minha gata está no cio?

Talvez a pergunta deva ser: “Quando minha gata não está no cio?” Porque as gatas têm um ciclo de cio a cada duas semanas, mas a luz desempenha um papel significativo.

Segundo Amanda Nascimento, chefe de medicina veterinária integrativa e pesquisa do NHV Natural Pet , os ciclos de cio dependem das estações e dos ciclos de luz.

“Quando uma gata é exposta a aproximadamente dez ou mais horas de luz solar, seu ciclo hormonal é ativado. Isso significa que em diferentes partes do mundo, as gatas podem entrar no cio em diferentes épocas do ano ”, diz o Dra. Nascimento. E a luz artificial também pode induzir a estação de reprodução.

Quais são os sinais de que minha gata está no cio?

Quando uma cadelinha entra no cio, há um sinal claro (sangramento), mas isso não acontece com as gatas.

Elas não sangram, mas sofrem mudanças drásticas de comportamento, diz Nascimento.

“Elas andam por aí com o rabo levantado e trêmulo, muitas vezes miando ou miando alto”, diz ela.

Gatas no cio comem menos, por isso é importante oferecer uma dieta com um pouco mais rica de proteína e  um multivitamínico aprovado pelo seu veterinário.

A propósito, você sabia que, se não houver um gato macho por perto, as travessuras, o miado, a tremura do rabo podem ser usadas para atrair um cão ou um ser humano?

Como os veterinários confirmam se minha gata está grávida?

A gravidez pode ser confirmada por um ultrassom já no início, por volta de duas semanas.

Existem também exames de sangue hormonais especiais. Em cerca de 40 dias, Marks diz que uma ultrassom pode ser feita não apenas para confirmar a gravidez, mas também para obter uma estimativa de quantos filhotes existem na ninhada.

Sinais precoces de que sua gata está grávida

Pode não haver sinais no início da gravidez, mas duas semanas depois, os sinais já são visíveis.

“Em aproximadamente 15 a 18 dias de gravidez, os mamilos de uma gata podem ficar aumentados e vermelhos“, diz o Dra. Marks.

Assim como os humanos, as mães felinas podem sentir náusea ou vômito nos estágios iniciais da gravidez.

Fases posteriores da gravidez da gata

Além dos sinais precoces, uma barriga em crescimento é outro sinal de que a gata está grávida.

“O estômago de uma gata grávida começa a inchar e ela pode ganhar de dois a cinco quilos, dependendo da presença de gatinhos”, diz a Dra. Marks.

“Seu apetite aumentará nas fases posteriores da gravidez, e ela pode agir mais maternal – como ronronar mais e ser mais pegajosa com pais humanos”.

Como os humanos, a barriga crescente de uma gata grávida, provavelmente significará mais idas à caixa de areia para urinar.

Ou ela pode ter prisão de ventre quando os gatinhos crescentes se aglomeram e estreitam o espaço de seus órgãos.

Sinais de que sua gata vai parir

Assim como os humanos, Nascimento diz que as gatas grávidas exibirão comportamentos de “aninhamento”.

Isso geralmente ocorre 12 a 48 horas antes do parto. Você pode notar algumas mudanças físicas, como inquietação, ofegação e ritmo, ou mudanças comportamentais, como ficar distante de estranhos ou de outros animais de estimação.

Dê privacidade à sua gata grávidas e uma caixa aconchegante forrada com cobertores em uma área isolada para dar à luz.

Quanto tempo dura a gravidez de uma gata?

“O período de gestação é em média de 63 a 67 dias, mas pode ser tão curto quanto 61 e até 72 dias. A gestação não varia especificamente por idade ou raça, mas pode ser uma variação individual”, diz o Dra. Marks.

A Dra. Nascimento acrescenta que, quando a gestação é mais curta, pode ser porque a gata é muito jovem, quando engravida e seu corpo não está preparado para lidar com o estresse da gravidez.

E infelizmente, o prognóstico de um gatinho prematuro geralmente é muito ruim.

Por isso, castre sua gatinha o mais rápido possível. Não há lares para todos. Desapegue da sua loucura por filhotes e pense como será o futuro deles sem lares pelas ruas quando adultos. Haja com responsabilidade.

Gatas castradas costumam ser mais saudáveis, mais caseiras, mais mansas e portanto mais queridas por toda a sua família e amigos.

#PenseNisso

Com informações da Reader’s Digest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.