A curiosa preferência dos felinos pelas caixas de papelão e sacolas plásticas às casinhas, tocas e arranhadores já virou motivo pra muito meme nas redes sociais. Mas você sabe porque eles amam tanto assim esses materiais?

Favelados! Dizem os memes que mostram os gatos dentro das embalagens dos seus próprios brinquedos e casinhas sofisticadas que seus tutores compraram com tanto carinho.

Cientistas e amantes de gatos têm várias sugestões sobre por que os gatinhos ficam loucos por esses recipientes.

Sacola que te quero, sacola!

Uma das explicações mais óbvias é que essas sacolas ou caixas estavam carregando comida anteriormente.

Os gatos têm um olfato agudo, muito mais forte do que qualquer humano, por isso não é de admirar que estejam esfregando os bigodes em uma sacola de supermercado que estava carregando filés de salmão congelados há uma hora atrás.

Além disso, muitos desses sacos são revestidos com substâncias como amido de milho ou ácidos salgados, ou mesmo feitos de um subproduto animal como a gelatina, tornando-os ainda mais saborosos.

No que diz respeito ao som de uma sacola, esses mamíferos carnívoros também podem achar isso excitante, pois pode imitar o barulho que os roedores fazem quando correm pelos campos.

Além disso, considere a textura da bolsa. A superfície fria e lisa da bolsa pode ser excepcionalmente atraente para essas criaturas, estejam elas lambendo ou rolando sobre ela.

Mas cuidado: as sacolas podem sufocar um gato assim como as crianças humanas. Então caso queira deixar seu bb peludo brincando com uma sacola, tenha o cuidado de cortar o fundo para que ele não fique preso nela!

Caixas: as casamatas perfeitas para um gato

Para iniciantes, uma caixa é um esconderijo ideal enquanto caça possíveis presas.

Também pode proteger o gato do perigo ou de outros predadores.

Um cientista da Universidade de Utrecht, na Holanda, estudou os benefícios das caixas em dois grupos de gatos recém-chegados em um abrigo de animais.

Um grupo teve a opção de se esconder em suas próprias caixas pessoais, enquanto o outro grupo não.

Para surpresa de ninguém, o grupo de gatos com caixas para descontrair ficou muito menos estressado, rapidamente ficou mais confortável no ambiente e estava mais interessado em conhecer seus humanos do que os gatos sem caixa.

As caixas também fornecem calor quando o ar externo está frio demais para o seu gosto.

Os gatos não podem simplesmente vestir um suéter quando a temperatura cai, e com uma temperatura corporal 20 graus superior à nossa, não é de admirar que os gatos busquem calor em lugares incomuns.

O papelão é um excelente isolante, e enrolar-se em uma caixa apertada cria calor adicional no corpo.

Se seu gato está estressado, com frio ou apenas procurando um lugar para se esconder, a salvo de predadores (talvez o cachorro do vizinho), uma caixa fornece tudo isso.

Loucos por papel

Por falar em caixas, o papel picado ou amassado que costuma ser usado como material de embalagem, também pode ser o melhor amigo de um gato.

Inúmeras teorias são abundantes na Internet sobre o motivo pelo qual os gatos são atraídos para o papel.

Pode ser porque chama a atenção deles, ou porque sejam um alvo bacana para marcar seu território, ou talvez seja um novo item na casa que precise ser investigado.

As ações dos gatos sempre podem permanecer um mistério para nós, mas isso faz parte do charme deles.

Obviamente, se algum desses comportamentos parecer altamente repetitivo ou incontrolável, você pode consultar um veterinário.

Pica (o comportamento de comer itens não alimentares) em gatos pode significar que o gato está estressado ou entediado, ou pode ser algo mais sério, como doença dentária ou diabetes.

Com informações do MNN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.