Ter um cão doce ou um gato fofinho é tão maravilhoso que talvez você esteja pensando em expandir sua família ainda mais. Se você está se perguntando se você deve adotar um segundo animal de estimação , há algumas coisas que você deve considerar antes de trazê-lo para casa.

De acordo com especialistas, há alguns sinais a serem observados que podem lhe dar uma boa idéia se o seu pet estaria de acordo ou não com um novo integrante na sua família.

Se você decidir receber uma nova vida em sua casa, é importante fazer a transição com o mínimo de estresse possível.

Não espere que seus adotados, o novo e o antigo, sejam melhores amigos imediatamente.

Uma maneira fundamental de fazer a mudança sem problemas é dividir sua atenção uniformemente. “Consiga dois de tudo. Duas tigelas de água, duas tigelas de comida e duas camas. Isso ajuda a diminuir a competição entre os dois animais de estimação”, ensina a Dra. Sara Ochoa, veterinária do DogLab , à Bustle.

Aqui estão algumas perguntas que você precisa responder antes de adotar um segundo animal de acordo com especialistas.

1. Eles são sociáveis?

“Se o seu animal de estimação gosta de interagir com outros animais durante as caminhadas, no jardim da frente ou no hospital veterinário, há uma boa chance de que adicionar outro animal de estimação à sua casa com mais tranquilidade”, disse a Dra. Jennifer Coates, veterinária e conselheira do Pup Life Today.

Mas mesmo que eles pareçam amar outros animais, estejam atentos aos seus sentimentos se trouxerem um novo pet para casa.

“Certifique-se de qual é o horário do dia que o seu ‘primogênito’ fica mais tranquilo para chegar com o novo animal em casa. E divida igualmente a atenção aos dois nesse momento”, diz ela.

2. Eles estão bem treinados?

“Animais de estimação bem treinados e bem comportados são melhores candidatos para se tornarem irmãos”, diz Coates.

“Quando você adquire um novo cão, ele provavelmente não será capaz de seguir seus comandos ainda, o que significa que ter um cão que já é muito bom em obedecer pode tornar o processo muito mais fácil” diz ela.

Além disso, um cão bem comportado pode ser uma boa influência para o novo amigo, mostrando a ele como é ouvir você.

3. Eles parecem que precisam de um amigo?

Se o seu animal de estimação parece muito solitário, muitas vezes, eles podem realmente querer alguma companhia durante o dia.

Por exemplo, se eles estão sempre ativos e querem brincar com você constantemente, mas não têm interação humana suficiente para mantê-los entretidos, eles podem se beneficiar de um amigo, diz Ochoa.

“A nova adoção ajudará no nível de atividade do seu animal de estimação.”

Outra maneira de testar isso é observar como o seu cão age quando você o leva a um parque para cães.

Eles correm para ansiosamente interagir com outros cães? Se assim for, talvez suas necessidades sociais não estejam sendo atendidas no momento.

4. Eles ficam felizes em compartilhar?

Quando as pessoas têm um segundo bebê humano, o filho mais velho tem que aprender de repente a compartilhar seus brinquedos, lanches e espaço com outra pessoa.

De maneira semelhante, adotar outro animal significa que seu bebê peludo terá que ser um bom parceiro.

Se o seu pet não se importar em compartilhar brinquedos ou comida com outros, isso é um bom sinal de que eles se sairiam bem com outro animal de estimação em casa, diz Ochoa.

Se eles ficarem chateados ou agressivos quando outro animal de estimação tocar em seus pertences, eles podem não estar prontos para compartilhar com um novo irmão animal.

5. Eles querem sua atenção constante?

Quando você só tem um animal de estimação, eles provavelmente ficam com a barriga cheia e se aconchegam nos lugares que eles querem durante o seu tempo livre em casa.

Mas receber em outro cão significa que sua atenção será subitamente dividida entre os dois.

“Animais de estimação que te solicitam muita atenção podem não estar dispostos a compartilhar você com o novo adotado, o que pode levar a brigas (ou pior)”, diz Coates.

Portanto, preste atenção em quão grudento é seu animal de estimação atual.

Se eles insistirem em segui-lo em todos os lugares como uma sombra, eles podem não estar prontos para compartilhar você.

Mas se eles estão bem em fazer suas próprias coisas de vez em quando, eles podem estar abertos a um novo animal de estimação em casa.

6. Eles precisam de cuidados extras?

Mesmo que o seu animal de estimação atual não seja grudento, eles podem precisar de muita atenção.

“Se o seu animal de estimação requer muito cuidado extra (devido a problemas de saúde, por exemplo), adicionar um segundo animal de estimação à sua casa pode ter um efeito adverso no seu bem-estar”, diz Coates.

Talvez seu cão tenha uma ansiedade séria ou precise ser carregado para onde quer que vá. E aí em vez de carregar um poderá ter que carregar dois pets onde quer que você vá.

Se você estiver em dúvida, considere perguntar ao veterinário do seu pet se você acha que ele se beneficiaria de um novo irmão ou se isso poderia causar um dano emocional.

7. Quantos anos eles têm?

Se o seu cão ou gato está ficando mais velho e tem sido o seu único animal de estimação durante toda a sua vida, às vezes pode ser difícil trazer um novo animal de estimação pra casa.

“Animais de estimação mais velhos, por vezes, se tornam estabelecidos em suas rotinas, enquanto os jovens são frequentemente mais adaptáveis”, diz Coates.

Mas às vezes um cão velho vai surpreendê-lo e realmente aprecia ter um novo companheiro, diz ela.

“Muitos animais de estimação mais velhos aparentemente ganharam uma nova vida quando um animal de estimação mais novo é adicionado à casa.”

Se você decidir expandir sua família e receber um novo animal de estimação em sua casa ou decidir que seu cão ficaria melhor como filho único por enquanto, não se esqueça de dar a eles muitos aconchegos e brincadeiras.

Fonte: Bustle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.