a36d4621f08d1351806622c4158fc7c8Ela mais envenena do que faz alimenta. Começamos a notar que alguns gatos daqui do Lar Felinodelia começaram a fazer xixi vermelho. Levamos ao veterinário e pimba: era a ração.

Como em geral recebíamos doações, até então não tinhamos notado que alguns animais, principalmente os castrados, ao longo do tempo, comendo rações coloridas pudessem desenvolver alguma dificuldade renal.

O veterinário explicou que os corantes tanto podem trazer mais sais para o organismo do gato e então gerar cálculos (deixar a urina com maior concentração de grânulos formados por esse sais) quanto podem trazer metais pesados e outros componentes que sobregarregam o metabolismo animal.

No nosso caso, os cálculos estavam dificultando a saída do xixi, fazendo com que o todo sistema urinário funcionasse mal e na saída, ainda estourasse pequenos vasos sanguíneos.

Quem conhece a rotina de abrigos e lares temporários sabe o quanto é desafiador financeiramente mantê-los. Decidimos então arcar com o custo de rações premium e superpremium para garantir a saúde dos nossos felinos.

Não nos arrependemos. A despesa mensal aumentou, mas os gastos com medicamentos e veterinários diminuiu ao longo ano. Os pêlos ficaram mais sedosos, as fezes mais consistentes e sem odor, o xixi normal e os gatinhos mais ativos, tranquilos e felizes.

COMO RECONHECER UMA BOA RAÇÃO PARA GATOS

9838268

Para reconhecer uma boa ração, não confie apenas nos rótulos: sempre busque o conselho do veterinário do seu bichinho para saber qual o tipo é melhor para ele. Hoje já está disponível no mercado várias marcas para variadas necessidades: para castrados, para filhotes, para gatos com diabetes, etc.

Uma boa ração não é colorida, é mais firme e mais oleosa. As rações de baixa qualidade são secas e se esfarelam facilmente porque tem mais grãos como o milho, arroz e soja que não fazem parte da dieta de um gato.

Gato precisa de mais proteína e alguma fibra para um bom funcionamento do intestino e só. Mas quando a coisa aperta, a gente passa longe de ração colorida, vai pro fogão e faz substituição pela alimentação natural, mas isso é assunto para um novo post. 😉

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.