Pesquisa do UDF por meio do PIBIC, avalia o uso da hipnose como uma alternativa promissora para a dessensibilização, saúde e bem-estar animal
Uma pesquisa inovadora conduzida pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, por meio do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, analisou o uso da hipnose como tratamento terapêutico para cães que sofrem com o estresse causado por ruídos intensos, como trovões e fogos de artifício.
A pesquisa propõe uma alternativa não invasiva para a dessensibilização de cães que apresentam comportamentos de ansiedade e medo diante de sons fortes.
O estudo Uso da Hipnose como aliada terapêutica no tratamento do estresse comportamental de cães sensíveis a ruídos sonoros: trovões e fogos de artifício, selecionou sete animais que manifestavam reações comportamentais e fisiológicas extremas, como choros, tentativas de fuga e até se machucados, além de elevação na frequência cardíaca e respiratória.
Cada um dos cães passou por cinco sessões de hipnose, com adaptações específicas da técnica usada em humanos, focando no relaxamento e na modulação do comportamento dos cães.
A abordagem incluiu anamnese e mensurações detalhadas dos sinais vitais antes e após a exposição aos ruídos. O estudo também incorporou o uso de uma câmera termográfica para monitorar a temperatura irradiada pelos olhos dos cães, fornecendo um indicador adicional de estresse.
A partir da terceira sessão de hipnose, os cães já demonstravam sinais de redução do estresse, com maior controle dos sinais vitais e diminuição significativa dos comportamentos de fuga e agitação.
Helena, tutora da Duda, um dos cães que participaram do estudo, conta que, após as sessões, o comportamento da cadela mudou drasticamente: “A Duda era uma cachorra muito medrosa. Quando chovia, ela ficava andando de um lado para o outro e não parava até acabar a chuva, o que causada um grande estresse nela. Após as sessões, ela passou a lidar melhor com chuvas e ruídos inesperados e até mostrou maior segurança em interações com visitantes e outros animais”, relata.
A pesquisadora responsável pelo estudo, Jardênia Marçal Rosa, aluna do curso de Medicina Veterinária do UDF, destaca a amplitude dos benefícios observados. “Detectamos que a hipnose não apenas contribui para minimizar o estresse associado aos ruídos, mas também ajudou na modulação de comportamentos gerais dos cães. A técnica oferece uma alternativa promissora e acessível para os tutores que enfrentam esses desafios”, explica.
A pesquisa é de caráter pioneiro e apresenta uma grande importância para a medicina veterinária comportamental. “A sensibilidade a sons é uma queixa recorrente entre tutores, afetando o bem-estar dos pets e exigindo alternativas eficazes de tratamento. A pesquisa inova ao adaptar a hipnose, tradicionalmente utilizada em humanos, para animais. Essa abordagem multidisciplinar pode abrir novas frentes para tratamentos não invasivos de problemas comportamentais em animais, ampliando as possibilidades de pets sensíveis a estímulos sonoros, com um impacto potencial significativo no bem-estar animal”, afirma Letícia Batelli, orientadora do projeto.
Para Victor Carnaúba, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UDF, a pesquisa expande fronteiras do conhecimento científico, incentivando os alunos a desenvolverem soluções práticas e inovadoras ainda na graduação. “Projetos como esse demonstram a importância da pesquisa dentro do ambiente acadêmico de forma que possamos estimular nossos alunos a desenvolverem pesquisas relevantes para a saúde animal e para a sociedade, estimulando ainda mis o conhecimento e o aprendizado por meio da inovação e dos estudos científicos”, conclui.
Sobre o UDF – Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.udf.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.
Gostou dessa notícia? Ajude também o Felinodelia!
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente