Embora seja uma tarefa que é melhor realizada por profissionais, nada impede que os tutores de felinos aprendam a maneira correta de cortar as garras do seu gato.

Mas antes de mais nada, a primeira coisa a considerar é: por qual motivo você precisa cortar as unhas do seu gato?

Caso a razão seja a segurança de suas crianças e a preservação de sua mobília, até podemos apoiar a sua iniciativa. Mas caso seu gato não seja afeito à proximidade com humanos ou tenha acesso à rua (coisa que não aconselhamos, mas sabemos que ainda há muitos gatos que vivam assim) é melhor que o seu gato mesmo cuide de sua própia “manicure”.

Dizemos isso, porque em nossa experiência de mais de 20 anos com convívio diário com felinos, a prática do corte das garras é uma das mais estressantes que possa existir para um gato. Então avalie se é realmente necessário.

Por exemplo: se o seu gato tem acesso à rua, o ideal é preservar todas as suas características felinas para que ele possa se garantir em caso de fugas e brigas. Nessas ocasiões, garras bem afiadas fazem muita diferença.

Mas você ainda pode estar pensando: “e o que eu faço para quele meu gato não destrua meu sofá?” Saiba que disponibilizar arranhadores pelo ambiente não é uma má ideia.

Outra dica muito boa, é colar a parte áspera do velcro, ou mesmo fitas dupla face sob as superfícies que seu gato costuma arranhar. Dessa forma, ele facilmente irá desistir dessa mania, visto que não será mais macio e agradável ao toque. Pense nisso.

Dito isso, vamos as dicas para cortar as unhas do seu gato compartilhadas pela técnica veterinária registrada e consultora certificada de comportamento felino, Tabitha Kucera no Yahoo!

1. Seja paciente e esteja preparado:  “Não tenha pressa, não há necessidade de cortar todas as unhas ao mesmo tempo, vá no ritmo que seu animal se sentir confortável. Dividir o processo de corte de unhas em vários componentes e trabalhar cada um individualmente torna o progresso mais rápido e agradável. “

Antes de começar a cortar as unhas do seu gato, certifique-se de ter as ferramentas certas para o trabalho. Kucera recomenda aparadores pet estilo tesoura com cabo confortável e revestimento de borracha para evitar que escorreguem ao segurá-los. 

2. Corte apenas a pontinha: não é necessário “cortar no toco” pois dessa forma, você poderá ferir os dedinhos do seu bbpeludo. Se olhar bem a unha do seu gato contra a luz, você verá que cerca de 1/4 da unha do gato (especialmente das patas traseiras) é livre de uma pele que existe dentro da garra. Caso o cortador alcance essa pelinha irá sangrar e doer, traumantizando o seu bichinho. Ademais, quanto mais baixo é o corte, mais dificil será cortar a garra pois ela vai engrosssando e ficando mais dura próxima à base. Enquanto a pontinha é mais flexível, permitindo um corte mais rápido e indolor.

3. Permita que seu animal de estimação mantenha a posição escolhida: Alguns animais gostam de deitar de lado quando estão com as unhas aparadas, enquanto outros preferem ser segurados em pé. Encontre a posição que funciona melhor para o seu gato. “Evito esticar as pernas, o que pode causar desconforto”, diz Kucera. “Fornecer uma superfície antiderrapante para cães e gatos, como um tapete de ioga, pode ajudá-los a se sentirem mais confortáveis, especialmente se tiverem problemas de mobilidade ou artrite”.

4. Toque de forma devagar e gradiente: “Comece com a área menos sensível primeiro e, depois de fazer contato, deslize a mão de uma parte do corpo para a próxima (pescoço para trás da perna) em vez de agarrar abruptamente a perna e puxar a perna para cima ou para trás”, aconselha Kucera.

5. Combine com algo que seu gato goste: Kucera diz que é uma boa ideia oferecer ao seu gato comida ou outra distração, como um brinquedo, antes, durante e depois de qualquer sessão de corte de unhas. Certifique-se de que tudo o que você está dando ao seu gato é algo que ele vê como uma recompensa, pois isso eliminará o estresse do corte das unhas e os ajudará a vê-lo como uma experiência positiva.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.