Os dentes de um gato são armas, talheres e barômetros de saúde. Aqui estão seis fatos sobre eles que podem te surpreender
1 – A idade de um gatinho pode ser estimada pelo número de dentes. Os gatos têm 26 dentes quando filhotes e 30 quando adultos – menos que os cães, que têm 42, e os humanos, que têm 32. Os dentes decíduos de um filhote começam a nascer quando eles têm 2 a 3 semanas de idade. Os dentes decíduos são substituídos por dentes permanentes quando os gatinhos têm 6 a 7 meses de idade.
2 – Os gatos são conhecidos por seus caninos, também conhecidos como presas, mas também possuem incisivos, pré-molares e molares. A razão pela qual os filhotes têm apenas 26 dentes é porque seus molares só nascem quando se tornam adultos. (A propósito, ao contrário dos cães, os molares de um gato não têm superfícies de trituração.)
3 – Às vezes, os dentes de leite ficam retidos, causando problemas quando os dentes permanentes nascem. Os dentes permanentes são empurrados para fora do lugar, levando a uma mordida ruim. Dentes de leite que não caem precisam ser arrancados para não causarem superlotação na boca. Esse é um problema comum em gatos de cara chata, como os persas, diz o especialista em odontologia veterinária Jan Bellows, DVM.
4 – As presas de um gato são equipadas com um vinco ao longo da borda chamado de “ranhura de sangue”. Quando um gato afunda seus caninos na presa, o sangue escorre pelo sulco e sai do caminho, em vez de se acumular na boca.
5 – Os gatos podem desenvolver alguns problemas bucais graves, como reabsorção dentária ou estomatite, que exigem a remoção de alguns ou de todos os dentes. A boa notícia é que, embora os gatos certamente usem os dentes para pegar comida, na verdade eles não precisam deles para comer. Quer você alimente comida enlatada ou seca, um gato sem dentes pode mastigar tão bem quanto um com dentes.
6 – O esmalte dos dentes de um gato é fino em comparação com o de cães e humanos. Mesmo uma pequena fratura expõe os nervos próximos à polpa, exigindo tratamento de canal ou extração do dente.