Um bombeiro na Turquia tocou os corações dos amantes de animais ao redor do mundo ao adotar um gato que ele resgatou das ruínas de um prédio de apartamentos desabado.

Ali Cakas, 33, recuperou o gato depois de 129 horas que ele ficou preso sob os escombros cusados pelo devastador terremoto na Turquia .

O gato agradecido se recusou a sair de seu lado depois de receber comida e água enquanto Ali continuava a caçar sobreviventes em Nurdagi, na província de Gaziantep, no leste da Turquia.

Ali e seus colegas o batizaram de Enkaz – a palavra turca para entulho – e o trataram como seu mascote na esperança de que seu dono aparecesse.

Fotos emocionantes mostraram Enkaz feliz sentado no ombro de Ali durante uma pausa no trabalho de resgate de sua equipe.

A história correu o mundo depois de ser twittada pelo influenciador ucraniano Anton Gerashchenko, um conselheiro do Ministro de Assuntos Internos do país devastado pela guerra, que tem 262.000 seguidores.

As imagens de Enkaz e Ali em meio aos escombros de Nurdagi já foram vistas mais de 11 milhões de vezes apenas no Twitter.

Quando ninguém reivindicou Enkaz, ficou claro que o dono do gato havia morrido no terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira da semana passada.

Como as esperanças de encontrar mais sobreviventes humanos diminuíram, Ali levou Enkaz com ele quando voltou para sua casa na cidade de Mardin, a cerca de 400 quilômetros de Nurdagi.

Ali, que costumava correr pela equipe nacional de mountain bike da Turquia, criou uma conta no Instagram enkaz.tr, que agora tem mais de 11.000 seguidores, tocada pela história da sobrevivência do gato contra todas as adversidades.

Usuários de mídia social de lugares tão distantes como Reino Unido, Estados Unidos, Chile e Argentina hoje elogiaram Ali por aceitar Enkaz, já que o número oficial de mortos do terremoto e seus tremores secundários na Turquia e na Síria ultrapassaram 46.000.

Um usuário do Instagram disse: ‘Este gato é incrível… ele tem uma rocha segura e estável para se apoiar (e se aconchegar)’.

Um fã do Instagram da França acrescentou: “Tudo de bom para vocês dois! Os gatos sabem quem são os bons humanos, você foi escolhido por um motivo. Espero que a tristeza nos olhos de Enkaz desapareça. Saudações calorosas da França.

Falando de sua devoção ao seu novo animal de estimação, Ali disse: “Ele nunca caiu do meu colo desde o dia em que chegou. Nós nos unimos rapidamente. Nós dois tivemos um momento difícil. Vamos superar esse trauma nos abraçando. Minha mãe, pai, irmãos e irmãs estão me apoiando. Vemos o gato como um membro da família”.

Sua equipe se concentrou na busca de sobreviventes no bloco de apartamentos Akan, no distrito de Atatürk, e resgatou cinco pessoas dos escombros, além de três periquitos em suas gaiolas, bem como outro gato que foi rapidamente reunido com seu dono, que conseguiu escapar antes do prédio desabar.

Ali disse que ele e Enkaz ‘formaram um bom vínculo’ no local e jurou que não deixaria seu novo amigo para trás quando sua missão de resgate fosse concluída.

Descrevendo Enkaz como ‘inteligente, bonito e dócil’, ele acrescentou que também detectou ‘tristeza’ nos olhos de seu novo animal de estimação pela perda de sua antiga casa e dono.

Ali acrescentou: “Ele está triste desde o dia em que ela chegou… Os animais também têm sentimentos. Nesse sentido, tento fazer tudo o que posso.”

Traduzido e editado do Daily Mail – Reino Unido

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.