Quer manter seu cérebro afiado com a idade? Tenha um animal de estimação, sugere um novo estudo.
Estudos anteriores mostraram que possuir um cachorro desenvolve habilidades de liderança, abraçar um animal de estimação é um eliminador de estresse extremamente eficaz (e pode até prolongar sua vida ) e ter cães no escritório aumenta a gentileza e a colaboração.
Porém esse novo estudo acrescenta outro benefício ao abrir sua casa e seu coração para um bb peludo, emplumado ou até mesmo com barbatanas.
A pesquisa da Universidade de Michigan, da Universidade da Flórida e da Virginia Commonwealth University, que foi publicada recentemente em Aging and Health , sugere que ter um animal de estimação também ajuda a manter seu cérebro jovem.
Nesse estudo os cientistas analisaram dados de uma amostra representativa de 20.000 americanos com mais de 50 anos que possuíam ou não um animal de estimação durante um período de seis anos.
Eles então compararam o status de propriedade do animal de estimação com o desempenho em testes cognitivos.
E chegaram a conclusão que ter um pet também parece retardar o declínio mental .
Em participantes do estudo que tivessem mais de 65 anos e “tivessem um animal de estimação por mais de cinco anos, os pesquisadores observaram que sua memória de curto e longo prazo para palavras era muito melhor do que aqueles que não tinham um animal de estimação, mas tinham a mesma idade. Todas as vezes os participantes foram testados durante o período de seis anos, a coorte de animais de estimação apresentou melhores pontuações, mesmo quando inevitavelmente envelheceram“, relata o Science Alert .
“Concluímos que a posse de um animal de estimação a longo prazo pode conferir alguns efeitos protetores contra o declínio cognitivo”, comentou a co-autora do estudo, Jennifer W. Applebaum .
Por que seu cérebro ama tanto o seu animal de estimação?
A ligação entre animais de estimação e envelhecimento cerebral mais lento é apenas uma correlação, é claro.
Este estudo não pode provar que foram os animais de estimação que causaram a melhora nas pontuações dos testes cognitivos diretamente.
Mas os cientistas por trás do estudo listaram várias razões pelas quais acreditam que ter um animal de estimação pode ter efeitos benéficos para o envelhecimento do cérebro.
Primeiro, os animais de estimação geralmente incentivam as pessoas a serem mais ativas fisicamente, e permanecer ativo tem sido associado a um melhor funcionamento mental .
O efeito positivo dos animais de estimação também pode ser social, por serem um excelente quebra -gelo e podem ajudar os adultos mais velhos a iniciar mais conversas e a serem mais sociais, o que também tem sido associado a benefícios cognitivos.
Também pode haver uma razão menos óbvia para o benefício. “Os animais também trazem novas bactérias para a circulação doméstica, o que pode melhorar nossa saúde intestinal para melhor”, sugere o Science Alert, observando que ” a conexão intestino-cérebro é uma que os cientistas recentemente perceberam ser muito mais importante do que pensávamos.
Mas talvez a explicação mais simples seja também a mais convincente. Animais de estimação fazem as pessoas felizes, e a felicidade é um dos melhores impulsionadores da saúde que existe.
O amor e a alegria protegem nossos corpos e nossas mentes do estresse e do desgaste. Por isso, adote já um bb peludo para chamar de seu. 😸