Segundo a Dr. Barnette, infelizmente, não há uma resposta fácil e única para essa pergunta. A ingestão ideal de alimentos para o seu gatinho varia com base em vários fatores.
Os mais importantes deles são o tamanho e a idade do seu gatinho, bem como a ração específica para gatinhos que você está alimentando. No entanto, fatores individuais também podem desempenhar um papel.
Algumas condições médicas podem aumentar as necessidades nutricionais do seu gatinho, enquanto outros gatinhos têm um metabolismo mais lento. Gatinhos muito ativos podem exigir mais calorias do que um gato que gosta mais de colo ou que seja mais preguiçoso.
Por isso é importante combinar a indicação de um veterinário e ir testando várias marcas para então definir a melhor maneira de determinar exatamente quanto seu gatinho deve comer.
Lembrando que, alimentando seu gato com quantidades apropriadas da melhor ração, você pode prevenir deficiências nutricionais enquanto minimiza o risco de obesidade do seu gatinho.
A nutrição de qualidade ajuda a garantir que seu gatinho cresça e amadureça em seu ritmo ideal, apoiando um desenvolvimento saudável. Isso não apenas manterá seu gatinho saudável durante os primeiros meses, mas também o preparará para o sucesso durante o resto de sua vida.
O que os gatos comem?
Os gatos devem comer uma dieta de alta qualidade formulada especificamente para eles para ser completa e balanceada para suas necessidades. Em geral, as rações também oferecem fórmulas específicas para cada estágio de vida dos gatinhos.
Por exemplo, alimentar um filhote com ração de gato adulto pode levar a deficiências nutricionais, bem como alimentar gatos em qualquer idade com ração de cachorro é um caminho infalível para deficiência de taurina potencialmente fatal.
A Associação Veterinária Mundial de Pequenos Animais recomenda avaliar cuidadosamente os fabricantes de alimentos para animais de estimação com base nos seguintes critérios: se a empresa emprega um nutricionista veterinário, se a dieta é formulada por um nutricionista, se a empresa realiza testes regulares de controle de qualidade e se a empresa realiza pesquisas nutricionais contínuas.
Pergunte a um veterinário quais marcas de ração ele indica que siga esses critérios.
Quanta comida um gato precisa comer?
A ingestão de ração do seu gatinho pode variar com base em vários fatores, mas os dois indicadores mais importantes são a idade do seu gatinho e a densidade de nutrientes da dieta que você está alimentando.
Os filhotes, por exemplo, são muito menores do que os gatos adultos. Portanto, eles precisam de muito menos energia para crescer do que um gatinho mais velho, e isso é bom, porque os gatinhos jovens têm estômagos minúsculos!
Dependendo da ração que você oferece, um gatinho de seis semanas pode comer apenas ¼ xícara de comida por dia. Em contraste, um gatinho de 10 meses pode precisar de mais de uma xícara de comida por dia.
O outro fator principal que determina quanta comida seu gatinho precisa é a dieta em si. Os alimentos para gatinhos podem diferir em densidade calórica e concentração de nutrientes.
Assim como os humanos precisam variar a ingestão de alimentos com base na densidade calórica (uma xícara de sorvete contém muito mais calorias do que uma xícara de feijão verde!), as necessidades alimentares de seu gatinho dependerão da densidade calórica de sua comida.
Ter uma densidade calórica mais alta não é necessariamente bom ou ruim; simplesmente influencia a quantidade de uma determinada dieta que seu gatinho precisará comer por dia.
A melhor maneira de determinar a quantidade de ração para o seu gatinho é revisar a tabela de alimentação presente nas próprias embalagens das rações.
Esta tabela de alimentação fornecerá instruções de alimentação específicas, com base na idade e/ou peso atual do seu gatinho.
Como sei quando meu gatinho está cheio?
Os gatinhos normalmente regulam sozinhos sua própria ingestão de alimentos. A maioria dos gatinhos come quando está com fome e para de comer quando está satisfeito.
Se o seu gatinho terminar de comer e ainda parecer terrivelmente faminto, pode ser necessário aumentar a quantidade que você está alimentando. Se você achar que está alimentando significativamente mais do que o recomendado em seu guia alimentar e seu gatinho ainda parecer com fome, converse com seu veterinário.
Algumas condições médicas podem aumentar as necessidades de nutrientes do seu gatinho, e seu veterinário pode ajudá-lo a determinar se testes adicionais são necessários.
Como os filhotes têm estômago pequeno, é difícil para eles comerem uma grande quantidade de uma só vez.
Portanto, normalmente é melhor dividir a ingestão diária recomendada de comida do seu gatinho em duas ou três refeições menores por dia.
A Dra. Barnette é graduada pela Universidade da Flórida, onde recebeu seu BS em Zoologia e seu Doutor em Medicina Veterinária (DVM). Ela tem 15 anos de experiência clínica como veterinária de pequenos animais, tratando cães, gatos e pacientes exóticos ocasionais. Fonte: PetsRadar