Atenção com o calor e aglomeração, vacinação e controle de carrapatos estão entre as recomendações do médico veterinário para quem quer levar o pet para a folia
Porém, para uma comemoração saudável, é preciso estar atento a alguns cuidados.
“Precisamos ter consciência que algumas espécies, como os gatos, possuem um perfil mais introspectivo e, por isso, não é aconselhável leva-los para a farra. Os cachorros, dependendo da personalidade e temperamento, conseguem se adaptar facilmente e, com certeza, vão curtir o passeio”, alerta.
Vale lembrar que as orientações concedidas abaixo pelo médico-veterinário são importantes também para aqueles que fugirão das festas tradicionais do carnaval e irão viajar para a praia ou sítio, por exemplo.
Para aproveitar o feriadão com tranquilidade em ambas as situações, confira as dicas:
E se for viajar, não se esqueça de trocar a água do pet com frequência e deixar o local de descanso fresco.
• Evite aglomerações – elas deixam os lugares barulhentos, quentes e estressantes para o animal.
Dica: algumas cidades já promovem eventos voltados a quem quer levar seus pets para a folia. Informe-se.
• Prevenção é tudo – Independentemente de onde você vai passar o carnaval, não se esqueça de manter o pet com as vacinas em dia e protegido contra pulgas e carrapatos -de preferência com produtos de longa duração.
Mas lembre-se: iniciativas de proteção à saúde do seu pet como essas merecem atenção ao longo de todo o ano.
• Fantasia só se for confortável – As redes sociais estão repletas de ideias de fantasias para os pets.
Vale ainda checar se a roupa ou acessório não está apertado ou quente demais, isso pode estressá-lo.
• Identificação completa – Para finalizar, aí vai uma dica valiosa, que vale também para todo o ano: use coleira de identificação.
Com o acessório, caso o animal se perca, vai conseguir ser identificado, evitando que fique perdido nas ruas, e seja, então, devolvido para você.
Depois dessas informações importantes, você já sabe como curtir da melhor forma o carnaval com o seu amigo de quatro patas.